GESTÃO

Jorge Gerdau lança autobiografia "A Busca" 18545e

O empresário liderou a expansão da Gerdau que hoje é uma das maiores produtoras de aço do mundo. 1o5l1o

Por Helenice Laguardia
Publicado em 19 de dezembro de 2024 | 09:30
 
 

Empresário Jorge Gerdau lança autobiografia "A Busca"

Jorge Gerdau, 88 anos, lançou sua autobiografia “A Busca”, em Belo Horizonte (MG).

Bisneto do fundador da Gerdau, o empresário liderou a expansão da produtora de aço brasileira que nasceu como uma fábrica de pregos em Porto Alegre (RS), em 1901, e hoje é uma das maiores fabricantes de aço do mundo.

Um dos fundadores do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Jorge Gerdau não para de buscar.

Jorge Gerdau conta que o propósito do livro é "transferir um pouco da sua vivência, de um exemplo de educação e desenvolvimento econômico, e de outro lado essa amplitude de responsabilidade social, consciência de participar de um processo econômico com o desenvolvimento da comunidade".

Além disso, o executivo lista 23 palavras essenciais na publicação.

"No livro aparecem debates e análises sobre as principais frentes, seja na cultura, seja no esporte, seja na educação, na saúde e principalmente em tecnologias de gestão, são as várias frentes em que eu tenho trabalhado intensamente e sempre nelas com a busca".

Pioneiro, tendo sido responsável pela introdução do surf no Brasil, Jorge Gerdau avalia que o surfista nada mais faz do que dialogar com o mar.

No hipismo, o empresário, que também esteve na vanguarda ao trazer o cavalo de salto da raça alemã holsteiner para o Brasil, ensina que os melhores cavaleiros são os que conseguem melhor dialogar com o cavalo.

Defensor das tecnologias, o empresário avalia ainda que se não tiver uma educação básica boa não dá para construir pois uma casa precisa de boas fundações.

Outro ponto que ele destaca durante a entrevista é o índice de investimento e poupança.

Sobre a presença da Gerdau em Minas Gerais, Jorge Gerdau afirma que "Minas Gerais hoje é o ponto chave no nosso crescimento siderúrgico no Brasil. Então, nós estamos aqui de corpo e alma".

A seguir, a entrevista na íntegra com o empresário Jorge Gerdau:

HL: Esse livro chama muita atenção por vários ensinamentos. A gente estava conversando aqui antes e você disse que levou 3 anos para fazer um apanhado geral do que você queria colocar no livro, e chamou muita atenção 23 palavras aqui no livro, dentre elas amor, diálogo, respeito e várias outras. O que você quer mostrar para as pessoas com esse livro">