Certos chás podem ser excelentes aliados no processo de emagrecimento e na promoção da saúde de forma geral. Isso porque eles atuam acelerando o metabolismo e promovendo a eliminação de líquidos retidos, além de fornecerem importantes antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e a proteger o organismo contra doenças.
Alguns também podem melhorar a digestão, reduzir a inflamação e ajudar no controle de níveis de colesterol e pressão arterial. Quando consumidos de forma equilibrada, aliados a uma dieta saudável e à prática regular de atividades físicas, os chás podem contribuir significativamente para o bem-estar físico.
Veja, abaixo, 13 chás para melhorar a saúde e ajudar a emagrecer!
O dente-de-leão apoia a saúde do fígado e rins, ajudando o corpo a eliminar toxinas. É rico em vitaminas A, C e K, além de minerais como potássio, que ajudam a regular o equilíbrio hídrico. Além disso, conforme o Anexo I da RDC Anvisa N° 10, de 9 de março de 2010, da resolução que dispõe sobre a notificação de drogas vegetais junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e dá outras providências, a decocção do dente-de-leão pode ser usada contra distúrbios digestivos.
Coloque a água em uma a e leve ao fogo médio para ferver. Desligue o fogo e adicione as folhas de dente-de-leão. Deixe em infusão por 5 a 10 minutos. Coe e adoce com mel. Sirva em seguida.
Segundo a Dra. Vanessa Suemy Fujihara Alonso, professora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias são um destaque do hibisco. “Ele é rico em antocianinas, vitaminas do complexo B e C, ferro, fibras e polifenóis, e, quando inserido em uma dieta balanceada, somado a hábitos de vida saudáveis, pode trazer diversos benefícios à saúde”, esclarece.
Coloque a água em uma a e leve ao fogo médio para ferver. Desligue o fogo e adicione as flores secas de hibisco. Tampe a a e deixe em infusão por 5 a 10 minutos, dependendo da intensidade desejada. Coe e adoce com mel. Sirva quente.
A canela tem propriedades termogênicas e anti-inflamatórias. Além disso, ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, reduzindo picos de fome e o armazenamento de gordura abdominal.
Coloque a água em uma a e leve ao fogo médio para ferver. Adicione a canela em pau e deixe ferver por 5 minutos. Desligue o fogo, tampe a a e deixe em infusão por 2 a 3 minutos. Coe e adoce com mel. Sirva quente.
O consumo regular da raiz pode ajudar a prevenir condições inflamatórias, como artrite, dores musculares, enxaquecas e cólicas menstruais. “Vários estudos científicos descreveram os compostos bioativos do gengibre; entre eles, o mais importante é o gingerol, cujas propriedades medicinais já foram comprovadas”, explica a nutróloga Dra. Marcella Garcez.
Coloque as fatias de gengibre em uma a, cubra com a água e leve ao fogo médio. Ferva por 10 minutos. Desligue o fogo, coe o chá e transfira para uma xícara. Adoce com mel e sirva em seguida.
O boldo-do-chile é amplamente conhecido por estimular o sistema digestivo. Conforme o Anexo I da RDC Anvisa N° 10, de 9 de março de 2010, a infusão da planta pode ser usada para ajudar no tratamento de distúrbios da digestão.
Coloque a água em uma a e leve ao fogo médio para ferver. Desligue o fogo e adicione as folhas de boldo-do-chile. Tampe a a e deixe em infusão por 5 a 10 minutos. Coe o chá e adoce com mel. Sirva em seguida.
O chá de cavalinha é um diurético natural que ajuda a combater a retenção de líquidos e a eliminar toxinas do corpo. É rico em silício, que auxilia no fortalecimento das unhas e cabelos e melhora a elasticidade da pele.
Coloque a água em uma a e leve ao fogo médio para ferver. Desligue o fogo, adicione a cavalinha e tampe. Deixe em infusão por 5 a 10 minutos, dependendo da intensidade desejada. Coe e transfira para uma xícara. Adoce com mel e adicione algumas gotas de suco de limão. Sirva em seguida.
O alecrim possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de ser um diurético natural. Ele auxilia na digestão, potencializa a memória e contribui para o alívio da fadiga mental e física.
Coloque a água em uma a e leve ao fogo médio para ferver. Desligue o fogo e adicione o alecrim. Tampe a a e deixe em infusão por 5 a 10 minutos. Coe o chá e adoce com mel. Sirva em seguida.
De acordo com o estudo “The Neuroprotective Effects of Primary Functional Components Mulberry Leaf Extract in Diabetes-Induced Oxidative Stress and Inflammation“, publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry, o extrato da folha da amora, por exemplo, demonstrou aumentar a atividade das enzimas antioxidantes. Estas combatem os radicais livres e protegem os neurônios contra danos causados pelo excesso de glicose no sangue, um fator comum em casos de diabetes.
Coloque a água em uma a e leve ao fogo médio para ferver. Desligue o fogo e adicione as folhas de amora. Tampe a a e deixe em infusão por 5 a 10 minutos. Coe e adoce com mel. Sirva em seguida.
O chá verde contém catequinas que ajudam a acelerar o metabolismo e aumentar a queima de gordura. Além disso, é rico em antioxidantes que ajudam a reduzir os efeitos dos radicais livres, melhoram a circulação e ajudam a proteger o coração.
“Um dos processos que pode aumentar a velocidade de envelhecimento é a oxidação das moléculas do organismo. A bebida [chá verde] atua justamente nesse aspecto, protegendo contra os radicais livres”, explica Alex Botsaris, clínico-geral e especialista em doenças infecciosas e membro do Programa Estadual de Plantas Medicinais da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ).
Coloque a água em uma a e leve ao fogo médio. Quando começar a formar bolhas, desligue o fogo e adicione o chá verde. Tampe e deixe em infusão por 2 a 3 minutos. Coe, adoce com mel e acrescente as gotas de suco de limão. Sirva em seguida.
A erva-doce auxilia na digestão ao estimular a produção de sucos gástricos. Inclusive, conforme o Anexo I da RDC Anvisa N° 10, de 9 de março de 2010, a decocção da planta pode ser usada para ajudar a tratar distúrbios digestivos.
Coloque a água em uma a e leve ao fogo médio até começar a formar bolhas. Desligue o fogo e adicione as sementes de erva-doce. Tampe a a e deixe em infusão por 5 a 10 minutos. Coe e sirva quente.
O chá preto é rico em cafeína que estimula o sistema nervoso central, aumenta o estado de alerta e melhora a queima de gordura durante atividades físicas. Além disso, contém antioxidantes que ajudam a saúde cardiovascular.
Coloque a água em uma a e leve ao fogo médio até começar a formar bolhas. Desligue o fogo e adicione o chá preto. Tampe e deixe em infusão por 3 a 5 minutos. Coe e adoce com mel. Sirva em seguida.
O maracujá ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade devido à presença de compostos calmantes como alcaloides e flavonoides. Um sono reparador promovido por esse chá ajuda na regulação hormonal e no controle do apetite.
Coloque a água em uma a e leve ao fogo médio até começar a formar bolhas. Desligue o fogo e adicione as folhas secas de maracujá. Tampe e deixe em infusão por 5 a 10 minutos. Coe e sirva em seguida.
O chá de oliveira tem propriedades antioxidantes, como a oleuropeína, que ajudam a proteger as células do corpo contra danos causados pelos radicais livres, reduzindo o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabetes. Além disso, auxilia na redução da pressão arterial e na regulação do metabolismo, favorecendo a queima de gordura e contribuindo para o emagrecimento saudável.
Coloque a água em uma a e leve ao fogo médio até começar a formar bolhas. Desligue o fogo e adicione as folhas secas de oliveira. Tampe e deixe em infusão por 5 a 10 minutos. Coe e sirva em seguida.