ANCESTRAL

Brodos ganham espaço na alimentação com apelo nutritivo e tradicional 4dl19

Preparações culinárias à base de caldos concentrados têm voltado a ganhar destaque e marca mineira Gheek aposta no segmento 1u4y46

Por Lorena K. Martins
Publicado em 21 de maio de 2025 | 13:25
 
 
Gheek é especializada na produção de brodos naturais Foto: Lucas Cancela/Estúdio Grampo/divulgação

Preparações culinárias à base de caldos concentrados têm voltado a ganhar destaque na alimentação no dia a dia. Entre elas, o brodo - tradicionalmente feito com ossos, legumes e ervas - reaparece como uma opção valorizada por seu sabor e potencial nutritivo. Cozido lentamente por longos períodos, o brodo é apontado como uma fonte natural de colágeno, proteínas e aminoácidos.

A marca mineira Gheek é uma das empresas que têm apostado nesse segmento. Especializada na produção de brodos naturais, a empresa utiliza um processo de cocção que pode durar até 24 horas, o que, segundo seus fundadores, favorece a liberação de colágeno e gelatina com propriedades benéficas ao sistema digestivo e imunológico.

Além de ingrediente base para diferentes receitas, o brodo também pode ser consumido puro, como um chá ou tônico, conforme explica Frederico Mesquita, um dos sócios da marca, ao lado de Fabio Pinhel e Lucas Almeida. Os sabores comercializados pela Gheek incluem carne, frango, legumes e roti - versão mais concentrada -, além de uma edição limitada de caldo feito com carne de porco da raça duroc.

Brodo da Gheek. Foto: Lucas Cancela/Estúdio Grampo/divulgação

 

Os produtos estão disponíveis para compra no site da marca, com entregas para todo o Brasil. Em Belo Horizonte, também podem ser encontrados em pontos de venda como Boníssima, Vianney, Casa Horta, Massas Tumiatti, Wellness, Mundo Verde Belvedere e Serena Mall.