O Festival de Cannes chega ao fim neste sábado, 24, com a entrega da Palma de Ouro, a principal honraria do evento. Dentre os filmes que disputam o prêmio, está O Agente Secreto, longa de Kleber Mendonça Filho com Wagner Moura.
Apesar de a produção enfrentar bons concorrentes, há uma chance de que o filme desponte como o grande vencedor. Nesta sexta, 23, o jornal britânico The Guardian publicou suas principais apostas na premiação e incluiu O Agente Secreto como o ganhador da Palma de Ouro.
"Esta foi uma competição em Cannes cujos grandes filmes eram sobre crueldade e tirania política", destacou o The Guardian. O Agente Secreto, assim como Ainda Estou Aqui, grande destaque nas premiações de cinema no ano ado, narra o período da ditadura militar.
Apesar de ser presença constante no festival, o Brasil não foi vencedor de nenhuma Palma de Ouro nos últimos 20 anos. A única já vencida pelo País foi com O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte, em 1962.
Os vencedores da Palma de Ouro costumam ganhar certo destaque nas disputas pelo Oscar. No ano ado, por exemplo, o grande vencedor, Anora, de Sean Baker, levou os prêmios de Melhor Filme, Diretor, Atriz (Mikey Madison), Roteiro e Montagem na maior premiação do cinema.