O filme brasileiro "O Agente Secreto" é destaque no Festival de Cannes, na França, que é celebrado neste sábado (24/05): Wagner Moura é o vencedor do prêmio de melhor ator, e Kleber Mendonça Filho foi escolhido como melhor diretor.
Os prêmios de interpretação masculina e de direção foram recebidos pelo diretor do longa.
As conquistas também foram celebradas pelo perfil oficial do filme no Instagram. "Com grande entusiasmo, parabenizamos o ator pela vitória por interpretação eletrizante em 'O Agente Secreto'", diz publicação.
Uma publicação compartilhada por “O Agente Secreto” (@oagentesecreto_filme)
+ 'O Agente Secreto' vence dois prêmios antes da entrega da Palma de Ouro
"O Agente Secreto" foi exibido em Cannes no último dia 18 e foi aplaudido de pé por vários minutos. O longa chamou a atenção da imprensa sa, que o chamou de "virtuoso" e "espetacular".
Apesar de ser presença constante no festival, o Brasil não foi vencedor de nenhuma Palma de Ouro nos últimos 20 anos. A única já vencida pelo País foi com O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte, em 1962.
A trama se a em Recife, durante o ano de 1977, ainda no período da ditadura militar brasileira. Wagner Moura interpreta Marcelo, um professor de 40 anos especializado em tecnologia que deixa São Paulo para retornar à sua cidade natal, buscando recomeçar e escapar de um ado violento e misterioso.
Ao chegar em Recife durante o período Carnaval, Marcelo percebe que está sendo espionado por vizinhos. O protagonista vê a aparente tranquilidade da cidade se dissipar quando o ado começa a alcançá-lo, transformando seu refúgio em ambiente hostil.
O trailer oficial ainda não foi divulgado, mas dois trechos disponíveis online mostram a atmosfera da produção. Em uma cena, o personagem de Wagner Moura encontra um cadáver em um posto de gasolina. Em outro fragmento, Marcelo é confundido com um policial disfarçado.