Dirigido por Betse de Paula, "Revelando Sebatião Salgado" é o primeiro documentário brasileiro sobre um dos mais importantes e respeitados fotógrafos contemporâneos, reconhecido internacionalmente por seu estilo único de capturar imagens. O fio condutor da obra é uma entrevista realizada em fevereiro de 2012, em Paris, cidade onde o fotógrafo vive. Sebastião Salgado morreu aos 81 anos nesta sexta-feira, 23 de maio.
Ao longo da conversa, o documentário aborda temas fundamentais de sua trajetória: desde o início da carreira no fotojornalismo — relatando episódios marcantes, como a célebre foto do atentado ao presidente Ronald Reagan —, até sua mudança definitiva para Paris. O fotógrafo também fala sobre a escolha do preto e branco como e estético preferencial, os critérios na seleção de temas, a transição para a fotografia digital e a experiência de ser considerado um dos maiores nomes da fotografia mundial.
Leia também: Conheça frases impactantes de Sebastião Salgado
O documentário registra, ainda, diversas etapas de seu processo criativo no estúdio: desde o envolvimento pessoal com os retratados até a imersão profunda no universo que deseja revelar por meio de suas lentes.
A obra revela também a intimidade de “Tião” — como Sebastião Salgado é carinhosamente chamado pelos mais próximos —, em momentos familiares, cercado por seus quadros e livros. O fotógrafo compartilha aspectos de sua rotina pessoal e profissional, além de falar sobre a vida em família, ao lado da esposa, Lélia, e do filho Rodrigo, artista plástico e portador de Síndrome de Down.