A trajetória da Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, acaba de ganhar vida nas telas do cinema com o lançamento do filme “Moldados como Aço”, produzido pela Giros Filmes e dirigido pelo cineasta Belisário Franca. Em linguagem sensível e potente, a obra revela os marcos de uma história marcada por desafios, conquistas e uma profunda conexão com o desenvolvimento do Brasil.
Antes de se tornar referência global, a companhia nasceu como uma pequena fábrica de pregos, em 1901, no coração de Porto Alegre.
Mais de um século depois, o que era um negócio familiar, conduzido pelo imigrante alemão João Gerdau, se transformou em um dos maiores grupos industriais do país, símbolo de inovação, resiliência e força produtiva.
A obra, que já foi exibida nos cinemas de São Paulo e Porto Alegre, chega à Minas Gerais com sessões gratuitas em Belo Horizonte, Divinópolis, Ouro Preto, Ouro Branco e Conselheiro Lafaiete, celebrando a importância da empresa para a economia e o desenvolvimento do estado.
Durante a sessão de estreia, que aconteceu na última segunda-feira (5), no cinema do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, reunindo colaboradores e convidados, o CEO da Gerdau, Gustavo Werneck destacou o protagonismo de Minas Gerais na história da companhia.
“É uma alegria compartilhar com os mineiros e mineiras essa obra que celebra um espírito empreendedor da Gerdau que se iniciou em Porto Alegre e criou raízes profundas em Minas Gerais. Hoje, somos mineiros de coração e gratos às pessoas deste estado que nos acolhem, fortalecem e nos ajudam, diariamente, a expandir essa história de sucesso”, afirmou.
Com a duração de 58 minutos, o filme traz entrevistas com membros da quarta e quinta geração da família Gerdau Johannpeter, relembrando histórias e desafios que marcaram a trajetória da empresa. Um caminho que se entrelaça com importantes momentos históricos do Brasil e do mundo.