Os maiores times de futebol de Minas Gerais anunciaram que vão deixar a rivalidade de lado por um motivo sério: a proteção das meninas e das mulheres do Estado. O América, o Atlético e o Cruzeiro firmaram compromisso com a campanha Cartão Vermelho ao Feminicídio, organizada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Os clubes assumem a responsabilidade de conscientizar torcedores, atletas e toda a sociedade sobre a importância da masculinidade não violenta.
A primeira ação da campanha ocorrerá neste sábado (8 de março), Dia Internacional Da Mulher e do clássico entre Atlético e América no jogo de ida da final do Campeonato Mineiro. A coincidência será ideal para as atividades de conscientização sobre a rede de proteção à mulher no Mineirão, na Pampulha, durante a partida.
Segundo o MPMG, a participação dos clubes é estratégica para atingir um público maior de torcedores homens, que também têm responsabilidade na não perpetuação da violência contra meninas e mulheres. "A campanha tem como objetivo sensibilizar torcedores, jogadores e toda a sociedade sobre a importância de relações igualitárias, de uma vivência saudável e não violenta da masculinidade", informou a instituição por meio de nota.
As ações da campanha Cartão Vermelho ao Feminicídio ainda serão detalhadas em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (7 de março), a qual O TEMPO estará presente. Além de autoridades do MPMG, são esperados os mascotes dos clubes e representantes da rede de proteção à mulher vítima de violência no Estado.
Apesar de ser temática do mês da mulher, a campanha deverá se estender até novembro, com atividades planejadas para os jogos do Campeonato Brasileiro.
Fonte: Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania de BH