Andre Agassi se rendeu ao talento de João Fonseca. Em entrevista ao Tennis Channel, o futuro capitão do time “Resto do Mundo” na Laver Cup analisou o desempenho do brasileiro de 18 anos e disse ter se impressionado ao vê-lo jogar. O estadunidense ainda o comparou com dois dos melhores atletas da atualidade.
Agassi revelou que acompanha João há mais ou menos oito meses e pôde conferir seu talento mais de perto no Challenger de Phoenix, em que Fonseca saiu com a taça.
Ele destaca que o brasileiro tem uma facilidade absurda para executar golpes tanto do lado esquerdo (backhand) quanto do direito (forehand), o que é raro em jovens atletas.
"Meu Deus! Ele chamou minha atenção há uns oito meses. Ver esse cara jogar é insano. Ele tem uma facilidade absurda pra jogar dos dois lados da quadra, os movimentos, o físico… E ele é mais alto do que você pensa!"
Agassi compara Fonseca ao italiano, destacando que ambos surpreendem fisicamente — são mais altos do que aparentam — e têm uma movimentação muito refinada em quadra.
“Me lembra o Sinner. Achei que o Sinner tivesse 1,88 m, mas quando finalmente o conheci, falei: 'Não, você tem que atualizar isso. Você tem mais de 1,90 m, cara.' Com o Fonseca é a mesma coisa. Ele consegue gerar potência nas jogadas e acelerar a bola do nada”, disse.
Já em relação ao espanhol, Agassi elogia a capacidade de gerar potência de maneira inesperada.
“Tipo o Alcaraz, sabe? Com o Alcaraz, você vê claramente a velocidade vindo. Com o Fonseca, não. Parece que ele vai só dar um jab, mas de repente é um direto de direita , só que continua parecendo um jab! É doido demais ver ele em quadra”, afirmou Agassi.
O ex-tenista e campeão de oito grand slams ainda trouxe detalhes da escolha de Fonseca como integrante do time ‘Resto do Mundo’ na Laver Cup.
“Ele foi a escolha do treinador, e eu sou do tipo que não precisa esperar pra saber quando tô vendo algo especial. Eu acredito muito no caminho que ele tá trilhando”, delineou.
Já estão confirmados no time Europa: Carlos Alcaraz, Alexander Zverev, Hoolger Rune. No 'Resto do Mundo', time de Fonseca, já foram convocados Tommy Paul, Taylor Fritz, Ben Shelton e João Fonseca.
Agassi reconhece o peso das expectativas que Fonseca vai carregar à medida que cresce no circuito. Além disso, demonstrou empolgação pessoal para ver João Fonseca enfrentando grandes nomes — o que indica que ele acredita que o brasileiro está pronto para o topo.
“Espero que ele lide bem vendo o mundo em seus ombros e a pressão que vem com as expectativas, mas ele todos os sinais que ele vem me mostrando são de ser um profissional de verdade e é mais velho do que sua idade. Acredito nele e quero vê-lo em pessoa contra todo mundo”, finalizou.